Ministério da Saúde disponibiliza estudo sobre Gestão de Equipamentos Médicos

Ministério da Saúde disponibiliza estudo sobre Gestão de Equipamentos Médicos

5 de setembro de 2016 0 Por Bruno Roma
O Ministério da Saúde publicou recentemente um estudo chamado Mapeamento e Diagnóstico da Gestão de Equipamentos Médico-Assistenciais nas Regiões de Atenção à Saúde do Projeto QualiSUS-Rede.

Um dos trechos publicados no estudo diz sobre Gestão de Equipamentos Médicos:

Ao se olhar o cuidado em saúde com um foco mais operacional, visualizando-o como um plano baseado na equipe médica, no ambiente, nos medicamentos e nas tecnologias, percebe-se que a deficiência ou insuficiência de qualquer um desses quatro pilares pode não só reduzir a eficácia do cuidado, mas também trazer mais prejuízos do que benefícios para os pacientes, ou até mesmo colocá-los em risco.

Por exemplo, um simples aparelho de medir a pressão, que se encontre desregulado, pode levar o médico a um diagnóstico equivocado e a um tratamento desnecessário e até prejudicial para o paciente.

Este exemplo do aparelho de pressão, é o mesmo pensamento que também compartilho frequentemente, e mostra que a Gestão de Equipamentos Médicos também está presente em equipamentos simples.

Para discutir e comentar o estudo, será publicada uma série de artigos aqui no blog ao longo das próximas semanas, e caso você se queira receber um aviso quando os novos artigos forem publicados, basta participar da Newsletter, preenchendo seus dados abaixo.

Veja também:
Artigo de apresentação do estudo.
Artigo #1: Contexto e Introdução.
Artigo #2: Gerenciamento de manutenção, indicadores, perfil do gestor de EMA, educação permanente.