Bruno Roma
  • Início
  • Blog
  • Conteúdo
    • Coronavírus
    • Podcast
    • Radiologia
    • Vídeos
  • Cursos
  • Sobre
    • Contato
  • Webinars
13 de março de 2020 por Bruno Roma

Conceito de Eficácia, Eficiência e Efetivo

Conceito de Eficácia, Eficiência e Efetivo
13 de março de 2020 por Bruno Roma

Nossa língua portuguesa é muito bonita e complexa, e por vezes acabamos ficando em dúvida na hora de usar corretamente termos em relatórios, ou mesmo durante reuniões. Não tenho dúvidas que os termos eficácia, eficiência e efetivo geram dúvidas em muitos profissionais, e comigo não foi diferente. Estudei o tema e trago aqui o que aprendi.

Eficácia está relacionada com a taxa de sucesso, então temos o exemplo dos antibióticos. Quando falamos que um antibiótico tem eficácia de 80%, isso nos diz que o antibiótico tem sucesso em 80% das bactérias. Outro exemplo, um time de futebol que no final do campeonato teve 70% de eficácia, significa que ganhou 70% dos pontos disputados no campeonato. A eficácia não leva em conta o uso de recursos gastos para atingir o sucesso, enquanto a eficiência sim.

Dois times A e B que podem ter a mesma eficácia de 70% na temporada, mas diferirem na eficiência. Por exemplo, se o time A gastou um R$ 1.000.000 (milhão de Reais), e o time B gastou R$ 800 mil Reais, qual foi o time mais eficiente?
O time B, porque gastou menos recursos para atingir o mesmo resultado.

E Efetivo ou efetividade. Efetivo está relacionado com algo funciona, que tem sucesso, geralmente provado através de testes. Exemplo: O medicamento foi efetivo para a cura do doente.

Espero ter ajudado a esclarecer os termos para você. Deixei abaixo os links para os significados das palavras segundo o dicionário Michaelis.

Ainda tem dúvidas, deixe um comentário que responderei assim que possível.

Dicionário eficácia: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efic%C3%A1cia
Dicionário eficiência: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efici%C3%AAncia
Dicionário efetivo: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efetivo

Publicações relacionadas

Artigo anteriorWebinars: novo marco regulatório da radiologia AnvisaPróximo artigo Albânia envia 30 médicos para Itália para auxiliar os afetados pela COVID-19

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sobre o Blog

Comecei o blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento em Engenharia Clínica com os demais colegas de profissão.

Este ano de 2020 dei início ao novo projeto de vídeos sobre as principais notícias em Engenharia Clínica, e deixo o convite para que você visite e assista os vídeos clicando aqui.

Obrigado pela sua visita.

Receba novidades

* indicates required

Posts recentes

IGP-M: O carrasco dos contratos de 202011 de janeiro de 2021
Novo podcast: Conhecendo o sistema CONFEA CREA8 de outubro de 2020
Quem pode comprar peças para manutenção de equipamentos médicos?8 de agosto de 2020

Categorias

  • ANVISA
  • CONFEA CREA
  • Coronavírus
  • Estudos
  • Marco Regulatório da Radiologia
  • Notícias
  • Vídeos

Tags

ANVISA Calibração Confea Consulta Pública Contaminação contratos CREA Engenharia Clínica Equipamento Médico-Hospitalar errar é humano Esterilização Estudo Técnico Gerenciamento Global CE Day 2016 Global CE Day 2018 Harvard Higienização igp-m Lactário Liderança Colaborativa mercúrio Metrologia Ministério da Saúde minuta Pesquisa Científica podcast projetos Radiologia RDC 02/2010 RDC 12/2001 RDC 50/2002 RDC 307/2002 RDC 330/2019 reajuste REMESP ressonância magnética revisão Saúde Saúde Pública Segurança do Paciente Tecnologias Tecnovigilância TED termômetro ultrassom

Contato

+55 11 96659-2128
contato@brunoroma.eng.br

Posts recentes

IGP-M: O carrasco dos contratos de 202011 de janeiro de 2021
Novo podcast: Conhecendo o sistema CONFEA CREA8 de outubro de 2020
Quem pode comprar peças para manutenção de equipamentos médicos?8 de agosto de 2020
É proibida a reprodução do conteúdo deste site sem a autorização do autor.

Sobre

Bruno é Engenheiro de Telecomunicações especialista em Engenharia Clínica.

Atua desde 2007 em Engenharia Clínica.

Tem contribuído com empresas privadas e instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento da Engenharia Clínica,

Posts recentes

IGP-M: O carrasco dos contratos de 202011 de janeiro de 2021
Novo podcast: Conhecendo o sistema CONFEA CREA8 de outubro de 2020
Quem pode comprar peças para manutenção de equipamentos médicos?8 de agosto de 2020

Categorias

  • ANVISA
  • CONFEA CREA
  • Coronavírus
  • Estudos
  • Marco Regulatório da Radiologia
  • Notícias
  • Vídeos