Como Gerenciar e Realizar Backups de HDs e SSDs em Equipamentos Médicos

Alguns equipamentos médicos possuem dispositivos de armazenamento, HDs ou SSDs, para armazenar software e dados. Como qualquer outra peça de um equipamento, o HD ou SSD também está sujeito a defeitos. A depender da importância do que está armazenado neste dispositivo, pode ser necessário realizar backups periódicos e avaliações de integridade, e até mesmo realizar a substituição programada.

Neste artigo trago algumas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar o gerenciamento de discos de armazenamento do seu parque de equipamentos.

Antes de mais nada é muito importante dizer que qualquer manobra que você fizer com um HD ou SSD de um equipamento médico, haverá risco de perda de informações, e até mesmo de perda total do dispositivo. Por conta disso tome muito cuidado o manuseio do disco.

Vou abordar neste artigo são:

Setores defeituosos (bad clusters)

Setores defeituosos podem ser do tipo hard ou do tipo soft. Os setores com defeitos hard indicam falha física no disco, e não podem ser reparados. Informações armazenadas em setores que apresentem defeito hard podem não ser recuperados. Neste tipo de defeito é importante fazer um backup o quanto antes e providenciar a substituição do HD, pois outras áreas poderão apresentar a mesma falha com o passar do tempo.

Já os setores defeituosos soft são defeitos provocados por falhas de software, e podem ser corrigidos. Ainda assim, as informações armazenadas nestes setores podem não ser recuperadas. No entanto, não é necessária a substituição do HD.

A depender do equipamento que o HD está instalado, pode não ser possível utilizar a ferramenta nativa do Windows para avaliação da integridade do HD, a Verificação de erros. Há ainda a versão de linha de comando o CHKDSK para a galera mais saldosa da tela preta com letrinhas brancas.

Problemas de firmware

Outro aspecto importante é manter o firmware atualizado. Normalmente HDs não precisam de atualização de firmware, no entanto pode ser interessante fazer uma pesquisa no Google com a marca e modelo do HD seguido da expressão FIRMWARE UPDATE para entender se há orientação do fabricante sobre atualizações.

Alguns problemas de firmware podem impedir o acesso a toda informação armazenada no HD e até mesmo inviabilizar a atualização de firmware por vias convencionais. Nestes casos pode ser necessário o envio do equipamento para assistências técnicas especializadas em recuperação de HDs.

Sempre que possível avalie a marca do HD, faça o download do software do fabricante e verifique se há atualização de firmware disponível. A atualização além de corrigir bugs, ainda pode aumentar a vida útil do dispositivo e aumentar a velocidade de leitura e gravação.

Alguns links:

Cabos de alimentação e de dados defeituosos

Sempre que ocorre uma falha do HD é preciso cetificar-se que o cabo de dados e de alimentação estão funcionando adequadamente. Não despreze esta etapa.

Término da vida útil

A avaliação da vida útil de um dispositivo de armazenamento é importante e te ajudará a manter seus equipamentos com maior UPTIME.

Há estudos que estimam a vida útil de HDs entre 4 e 7 anos, e a vida útil de SSDs entre 5 e 10 anos. Conforme artigo da Entreprise Storage Forum. Alguns fatores podem aumentar o diminir a vida útil como temperatura média, horas de uso por dia, taxas de leitura/escrita, entre outros.

Apesar dos SSDs terem maior durabilidade, a ocorrência de erros deste tipo de disco pode ser silenciosa e de difícil detecção. O que reforça a necessidade de planejamento da substituição dos discos SSDs de forma planejada.

Já presenciei aparelhos de ultrassom de uso em diagnóstico que um belo dia simplesmente não ligam, e após avaliação técnica verifica-se que o HD ou SSD apresentou falha e precisa ser substituído. Gerando a paralização de uma agenda, desmacação de pacientes, custo maior com chamados emergenciais. A manutenção preventiva programada de HDs ou SSDs pode ser uma solução pouco utilizada, mas que pode ser uma grande ferramentar para aumentar a eficiência e disponibilidade dos serviços e dos equipamentos.

Software Cristal Disk Info

Um software interessante que pode ser usado para avaliação do HD ou SSD é o Cristal Disk Info. Este software informa a versão do firmware do dispositivo, informa a quantidade de horas que ficou ligado, informa também quantas vezes o dispositivo já foi ligado, além de avaliar a saúde do disco. É uma ferramenta de avaliação muito interessante de ser utilizada. Segue link para downlod via SourceForge.net https://sourceforge.net/projects/crystaldiskinfo/

Backup

Uma tarefa que deve ser planejada em equipamentos que possuem HDs e SSDs é o backup do disco. O backup pode ser somente dos arquivos, ou pode ser o clone do dispositivo inteiro.

O backup de arquivos é importante quando precisamos garantir acesso aos arquivos do equipamento a qualquer tempo. Este tipo de backup é especialmente útil quando trabalhamos com equipamentos que não possuem suporte para envio de arquivos para armazenamento em nuvem ou PACS. Nestes casos é essencial verificar junto ao fabricante ou representante do equipamento as melhores práticas para backup dos arquivos de forma automática, seja através de dispositivos portáteis (DVDs ou USBs), seja via nuvem, seja via rede interna. Cada tipo de dispositivo apresenta prós e contras e deve ser avaliado os riscos antes da implementação.

Software da Western Digital com diversas ferramentas gratuitas para gerenciamento de discos, backup, apagamento de dados, entre outros. Acesse aqui.

Já o backup clone do disco é interessante em alguns casos, pois além de realizar o backup dos arquivos, é possível restaurar o disco inteiro, inclusive o sistema operacional e softwares instalados. Existem softwares apropriados para este tipo de backup. Inclusive alguns fabricantes de HDs e SSDs oferecem este tipo de software gratuitamente. O que torna o software mais confiável contra a presença de malwares.


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