Conceito de Eficácia, Eficiência e Efetivo – Bruno Roma

Conceito de Eficácia, Eficiência e Efetivo

Nossa língua portuguesa é muito bonita e complexa, e por vezes acabamos ficando em dúvida na hora de usar corretamente termos em relatórios, ou mesmo durante reuniões. Não tenho dúvidas que os termos eficácia, eficiência e efetivo geram dúvidas em muitos profissionais, e comigo não foi diferente. Estudei o tema e trago aqui o que aprendi.

Eficácia está relacionada com a taxa de sucesso, então temos o exemplo dos antibióticos. Quando falamos que um antibiótico tem eficácia de 80%, isso nos diz que o antibiótico tem sucesso em 80% das bactérias. Outro exemplo, um time de futebol que no final do campeonato teve 70% de eficácia, significa que ganhou 70% dos pontos disputados no campeonato. A eficácia não leva em conta o uso de recursos gastos para atingir o sucesso, enquanto a eficiência sim.

Dois times A e B que podem ter a mesma eficácia de 70% na temporada, mas diferirem na eficiência. Por exemplo, se o time A gastou um R$ 1.000.000 (milhão de Reais), e o time B gastou R$ 800 mil Reais, qual foi o time mais eficiente?
O time B, porque gastou menos recursos para atingir o mesmo resultado.

E Efetivo ou efetividade. Efetivo está relacionado com algo funciona, que tem sucesso, geralmente provado através de testes. Exemplo: O medicamento foi efetivo para a cura do doente.

Espero ter ajudado a esclarecer os termos para você. Deixei abaixo os links para os significados das palavras segundo o dicionário Michaelis.

Ainda tem dúvidas, deixe um comentário que responderei assim que possível.

Dicionário eficácia: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efic%C3%A1cia
Dicionário eficiência: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efici%C3%AAncia
Dicionário efetivo: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=efetivo

Deixe uma resposta

Envie-me uma mensagem