Tenho recebido perguntas de colegas aqui no site sobre assuntos publicados nos artigos. Resolvi reunir aqui as perguntas e respostas.
Perguntas
Boa tarde Bruno, quem está legalmente habilitado para executar os testes no ultrassom?
Adeilton
Resposta: Conforme a lei 13.691/2018 que dispõe sobre o exercício profissional dos Físicos, em seu artigo 2º São atribuições do físico, sem prejuízo de outras profissões regulamentadas que se qualifiquem para tanto: II – aplicar princípios, conceitos e métodos da Física em atividades específicas envolvendo radiação ionizante e não ionizante, estudos ambientais, análise de sistemas ecológicos e estudos na área financeira;
Conforme acima, é recomendável que o profissional que teste os conceitos físicos nos ultrassons seja um físico especialista em física médica ou física de radiodiagnóstico.
Continuando a dúvida, é possível perguntar oficialmente para a vigilância sanitária local.
“Gostaria de saber com a nova resolução, em quanto, em quanto tempo se deve fazer o levantamento radiométrico e teste de constância e desempenho do mamógrafo.”
Angela
Resposta: Para o mamógrafo deve-se fazer pelo menos 3 testes:
- Levantamento radiométrico e teste de fuga a cada 4 anos, ou se houver mudanças no tubo, mudanças na quantidade de exames, entre outros motivos conforme a RDC 330/20192.
- Controle de qualidade: a cada 12 meses ou se houver algum motivo conforme a RDC 330/2019.
- Controle de qualidade de imagem: 1 vez por mês no mínimo, conforme RDC 330/2019.
“A quem compete notificar reações adversas a doação e a transfusão?Obrigada”
Rejfernandes…
Resposta: Nas RDCs não há definição de quem deve notificar reações adversas, o recomendado é que se é um problema envolvendo medicamentos, que o farmacêutico notifique. Se for um problema de equipamento, que a área de engenharia clínica, se é um problema envolvendo dispositivos instalados pela assistência, se seja a assistência que notifique. Sempre quem tiver mais qualificação para notificar.
Bom dia, Bruno! Tenho uma dúvida que seja comum nesta área, Engenheiros com pós graduação em física do radiodiagnóstico pode executar e se responsabilizar por controle de qualidade, levantamento radiométrico e calculo de barita?
Marcos, essa é uma pergunta simples, mas a resposta é complexa. Simplificando, eu acredito que engenheiro não pode ser responsável por laudo de física de radiodiagnóstico, a não ser que você tenha graduação, mestrado ou doutorado com carga horária em disciplinas sobre este assunto. Para ter certeza consulte o CREA da sua região.