Categories: Liderança

Recompense as falhas da sua equipe

Deixe que as pessoas se inspirem nos seus fracassos

Este é um tema que pode causar certo estranhamento.

Como assim recompensar as falhas?

Espero que este apanhado de vídeos e artigos de grandes líderes apresentados em locais como TED, Harvard Business Review te ajudem a entender o que está por traz desta afirmação.

Vídeo TED: The unexpected benefit of celebrating failure by Astro Teller

Diga aos seus colaboradores: “Quero que se sintam livres para falhar e tentar novamente”. Discuta o que correu mal, ou porque é que a ideia não era realmente viável, ou até mesmo porque é que poderia funcionar bem em circunstâncias diferentes. O fracasso pode ser a melhor experiência de aprendizagem.

Playlist TED com 6 apresentações sobre o tema

O vídeo acima faz parte de uma seleção de 6 apresentações que podem ser acessadas no link abaixo.

https://www.ted.com/playlists/418/the_benefits_of_failure

Artigo Estratégias para aprender com o fracasso de Amy C. Edmondson (Harvard Business Review)

No seu artigo, Amy C. Edmondson aborda a importância de aprender com os fracassos dentro das organizações. Apesar do reconhecimento geral do valor de aprender com os erros, poucas organizações o fazem de forma eficaz. Muitos gestores estão ansiosos por melhorar o desempenho através das lições aprendidas com os fracassos, mas os seus esforços muitas vezes não dão resultados devido a ideias erradas sobre o fracasso em si.

Pontos-chave:

Equívocos comuns sobre o fracasso:

  • Muitos executivos percepcionam todo o insucesso como algo negativo, o que dificulta o processo de aprendizagem.
  • Existe a crença de que aprender com o fracasso é fácil, quando muitas vezes não é.

Falta de aprendizagem eficaz:

  • As organizações empenhadas em aprender com os erros normalmente não notam melhorias significativas.
  • Esforços extensivos, como revisões pós-ação e autópsias, levam frequentemente a alterações mínimas.

Compreender o problema:

  • A questão central está na mentalidade dos gestores em relação ao insucesso.
  • Uma reavaliação de como o fracasso é percebido e gerido é necessária para extrair lições significativas.

Cultura Organizacional:

  • Criar uma cultura que incentive a aprendizagem com os erros é essencial.
  • As organizações precisam de aceitar o fracasso como parte do processo de aprendizagem, em vez de o evitar.

Visão da investigação longitudinal:

  • O autor baseia-se em 20 anos de investigação em vários sectores (por exemplo, produtos farmacêuticos, serviços financeiros, NASA) para ilustrar que a vontade de aprender com o fracasso não equivale a resultados eficazes.

Concluindo, Edmondson enfatiza a necessidade de uma mudança na cultura organizacional em relação ao fracasso para realmente aproveitar o seu potencial como ferramenta de aprendizagem para a melhoria.

Acesso: https://hbr.org/2011/04/strategies-for-learning-from-failure

Bruno Roma

Share
Published by
Bruno Roma

Recent Posts

Primeira Reunião da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) do CREA-SP – Zona Norte e Centro 2025

Ontem, realizamos a primeira reunião da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) do CREA-SP Zona Norte…

2 meses ago

Por que um mesmo modelo de equipamento pode ter mais de um registro na Anvisa?

Em alguns casos, um mesmo modelo de equipamento pode apresentar dois números de registro na…

3 meses ago

Conhecendo melhor a história: O acidente radiológico de Goiânia

Neste artigo vou trazer um breve resumo da história envolvendo o pior acidente radiológico da…

7 meses ago

Pesquisa Tradicional: Qual o Prazo de Fornecimento de Peças e Serviços para Equipamentos Médicos Descontinuados?

Este artigo dá sequência à investigação sobre o prazo de fornecimento de peças e serviços…

7 meses ago

Como Gerenciar e Realizar Backups de HDs e SSDs em Equipamentos Médicos

Os equipamentos médicos com HDs ou SSDs podem sofrer falhas e necessitam de backups regulares…

7 meses ago

This website uses cookies.