Deixe que as pessoas se inspirem nos seus fracassos.
Este é um tema que pode causar certo estranhamento.
– Como assim recompensar as falhas?
Espero que este apanhado de vídeos e artigos de grandes líderes apresentados em locais como TED, Harvard Business Review te ajudem a entender o que está por traz desta afirmação.
Vídeo TED: The unexpected benefit of celebrating failure by Astro Teller
Diga aos seus colaboradores: “Quero que se sintam livres para falhar e tentar novamente”. Discuta o que correu mal, ou porque é que a ideia não era realmente viável, ou até mesmo porque é que poderia funcionar bem em circunstâncias diferentes. O fracasso pode ser a melhor experiência de aprendizagem.
Playlist TED com 6 apresentações sobre o tema
O vídeo acima faz parte de uma seleção de 6 apresentações que podem ser acessadas no link abaixo.
https://www.ted.com/playlists/418/the_benefits_of_failure
Artigo Estratégias para aprender com o fracasso de Amy C. Edmondson (Harvard Business Review)
No seu artigo, Amy C. Edmondson aborda a importância de aprender com os fracassos dentro das organizações. Apesar do reconhecimento geral do valor de aprender com os erros, poucas organizações o fazem de forma eficaz. Muitos gestores estão ansiosos por melhorar o desempenho através das lições aprendidas com os fracassos, mas os seus esforços muitas vezes não dão resultados devido a ideias erradas sobre o fracasso em si.
Pontos-chave:
Equívocos comuns sobre o fracasso:
- Muitos executivos percepcionam todo o insucesso como algo negativo, o que dificulta o processo de aprendizagem.
- Existe a crença de que aprender com o fracasso é fácil, quando muitas vezes não é.
Falta de aprendizagem eficaz:
- As organizações empenhadas em aprender com os erros normalmente não notam melhorias significativas.
- Esforços extensivos, como revisões pós-ação e autópsias, levam frequentemente a alterações mínimas.
Compreender o problema:
- A questão central está na mentalidade dos gestores em relação ao insucesso.
- Uma reavaliação de como o fracasso é percebido e gerido é necessária para extrair lições significativas.
Cultura Organizacional:
- Criar uma cultura que incentive a aprendizagem com os erros é essencial.
- As organizações precisam de aceitar o fracasso como parte do processo de aprendizagem, em vez de o evitar.
Visão da investigação longitudinal:
- O autor baseia-se em 20 anos de investigação em vários sectores (por exemplo, produtos farmacêuticos, serviços financeiros, NASA) para ilustrar que a vontade de aprender com o fracasso não equivale a resultados eficazes.
Concluindo, Edmondson enfatiza a necessidade de uma mudança na cultura organizacional em relação ao fracasso para realmente aproveitar o seu potencial como ferramenta de aprendizagem para a melhoria.
Acesso: https://hbr.org/2011/04/strategies-for-learning-from-failure