Recompense as falhas da sua equipe

Deixe que as pessoas se inspirem nos seus fracassos

Este é um tema que pode causar certo estranhamento.

Como assim recompensar as falhas?

Espero que este apanhado de vídeos e artigos de grandes líderes apresentados em locais como TED, Harvard Business Review te ajudem a entender o que está por traz desta afirmação.

Vídeo TED: The unexpected benefit of celebrating failure by Astro Teller

Diga aos seus colaboradores: “Quero que se sintam livres para falhar e tentar novamente”. Discuta o que correu mal, ou porque é que a ideia não era realmente viável, ou até mesmo porque é que poderia funcionar bem em circunstâncias diferentes. O fracasso pode ser a melhor experiência de aprendizagem.

Playlist TED com 6 apresentações sobre o tema

O vídeo acima faz parte de uma seleção de 6 apresentações que podem ser acessadas no link abaixo.

https://www.ted.com/playlists/418/the_benefits_of_failure

Artigo Estratégias para aprender com o fracasso de Amy C. Edmondson (Harvard Business Review)

No seu artigo, Amy C. Edmondson aborda a importância de aprender com os fracassos dentro das organizações. Apesar do reconhecimento geral do valor de aprender com os erros, poucas organizações o fazem de forma eficaz. Muitos gestores estão ansiosos por melhorar o desempenho através das lições aprendidas com os fracassos, mas os seus esforços muitas vezes não dão resultados devido a ideias erradas sobre o fracasso em si.

Pontos-chave:

Equívocos comuns sobre o fracasso:

  • Muitos executivos percepcionam todo o insucesso como algo negativo, o que dificulta o processo de aprendizagem.
  • Existe a crença de que aprender com o fracasso é fácil, quando muitas vezes não é.

Falta de aprendizagem eficaz:

  • As organizações empenhadas em aprender com os erros normalmente não notam melhorias significativas.
  • Esforços extensivos, como revisões pós-ação e autópsias, levam frequentemente a alterações mínimas.

Compreender o problema:

  • A questão central está na mentalidade dos gestores em relação ao insucesso.
  • Uma reavaliação de como o fracasso é percebido e gerido é necessária para extrair lições significativas.

Cultura Organizacional:

  • Criar uma cultura que incentive a aprendizagem com os erros é essencial.
  • As organizações precisam de aceitar o fracasso como parte do processo de aprendizagem, em vez de o evitar.

Visão da investigação longitudinal:

  • O autor baseia-se em 20 anos de investigação em vários sectores (por exemplo, produtos farmacêuticos, serviços financeiros, NASA) para ilustrar que a vontade de aprender com o fracasso não equivale a resultados eficazes.

Concluindo, Edmondson enfatiza a necessidade de uma mudança na cultura organizacional em relação ao fracasso para realmente aproveitar o seu potencial como ferramenta de aprendizagem para a melhoria.

Acesso: https://hbr.org/2011/04/strategies-for-learning-from-failure

Deixe uma resposta